ABSTRACTS - COMMUNICATION ROUNDTABLE 3
RESUMOS - MESA REDONDA DE COMUNICAÇÕES 3
Teoria cognitiva do romance: proposta de modelo epistemológico
Pedro Ramos Dolabela Chagas
Universidade Federal do Paraná
Discute-se a ontologia do romance a partir dos efeitos do texto na mente do leitor, pressupondo que tais efeitos explicam as funções do gênero, em suas condições de produção. Estabeleço a leitura como um processo de comunicação, para sistematizar um modelo que aplica a pragmática e a semiótica à identificação, nos textos, de intenções de alteração dos estados mentais do leitor mediante estímulos cognitivos que, sob os padrões tradicionalizados no gênero, remetem a funções evolutivas da ficção.
_________________________
Colônias de organismos são casos limítrofes de consciência?
Anderson Luiz do Vale Fonseca
Universidade Federal de São João Del-Rei
O presente estudo analisa a ideia de Composição Fenomenal dentro do Pampsiquismo, o qual afirma que as entidades físicas fundamentais são sujeitos com propriedades fenomenais compondo outros sujeitos fenomenais. Porém, a ideia de composição parece ser imprecisa, igualmente é vago dizer se um único fio de cabelo pode qualificar um homem como careca. Nesse sentido, colônias de organismos podem ser sistemas que estão em uma zona cinzenta da fenomenalidade, servindo como base para casos limítrofes.
_________________________
Uma abordagem epistemológica sobre o conceito de pessoa: perspectivas externalistas sobre como nos reconhecemos como pessoas
Felipe Eleutério
Universidade do Estado de São Paulo
Temos por objetivo analisar as noções de perspectiva de primeira, segunda, terceira e quarta pessoa no contexto da pessoalidade. Fazemos tal análise buscando clarificar capacidades constituintes da pessoalidade e formas de reconhecimento da pessoa em relações interpessoais. Em um primeiro momento, trataremos das perspectivas de primeira e terceira pessoa, marcadas pela posse significativa de uma língua natural/conceitual na sua instanciação e, num segundo momento, da noção de segunda pessoa, não limitada à oralidade na atribuição de pessoalidade, ao incluir também formas não discursivas de compartilhamento de significado. Por último, ao abordarmos o impacto das novas tecnologias digitais nas relações humanas, caracterizaremos uma possível noção de quarta pessoa - de pessoalidade mediada.
Support: